segunda-feira, 16 de abril de 2012

Relação superficial entre a Pascoa Judaica e a Pascoa Cristã a partir da JFA.


Nesses dias comemoramos a páscoa com ovos e chocolates. Domingo numa exposição biblica em minha comuna, o Espirito me fez refletir sobre a pascoa. Hora irei partilhar com alguns irmãos e amigos como o David Costa Oliveira (pastor) e o Denis Oliveira (ateu). 
A páscoa é apresentada a nós crentes JAVistas no capítolo 12 de Êxodo.
A palavra Páscoa significa "Passagem". A pascoa fora celebrada pelos hebreus/israelitas para, além de matar a fome e dar capacidade de caminhar na fuga dos soldados egipcios, simbolizar a saída do povo de Israel da Escravidão no Egito em direção a Terra Prometida em Canaã. O que mais me chama a atenção é a forma que deveria se celebrar a Pascoa: "Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR. Êxodo 12:11". Dando um salto biblico, vamos nos transportar para o Evangelho não sinótico de João. Mais especificamente a cerimônia de "lava pés" no capítolo 13 de São João. Nesse livro jesus é apresentado como filho de deus. Nele, Jesus depois de realisar a páscoa, convida seus discipulos para se acomodarem e após comerem, Jesus "lava os pés" de seus discípulos. 
Quando uma pessoa chegava de viagem no velho testamento, o dono da casa lavava os pés do visitante e deitava óleo. Tomando a realização da Pascoa Judaica e da Pascoa Cristã, podemos, a partir de uma visão cristã, constatar que há um fim siclo, um fim de processo da Primeira para a Segunda Páscoa. 
Na primeira eles comeram apressadamente pois estavam saindo, estavam começando a viagem, porém, na segunda, comeram tranquilamente pois estavam finalisando a jornada. Na segunda eles chegaram no "Descanso" que está em Jesus, o Cristo e lá, com o corpo lavado nas águas do batismo e com os pés limpos, podem agora descansar.


Esperamos agora, gozar a terceira Pascoa nas Bodas do Cordeiro que tirou o Pecado do Mundo!!!!


Graça e Paz

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Raramente leio um texto teu que seja direto e ao mesmo tempo, leve. Esse está assim, ótimo.
    O blog está mudado, isso é bom.
    Também gostei dos links.
    Que Jah continue te abençoando.
    Sorte!

    ResponderExcluir

Fique a vontade, teu comentário me fará refletir! Edificará!