Dias desses que esperamos encontrar colegas de longa data para jogar conversa fora, estava a conversar com um grande amigo, religioso e estudante de uma religião pan africana, Rastafári. Ele me perguntou por que no cristianismo existem tantas igrejas, tantas denominações com o mesmo plano religioso? Quando ele fez essa exposição percebi o que deveríamos, nós cristão nos perguntar.
Porque tanta igreja se é a mesma bíblia, o mesmo deus, o mesmo espírito e o mesmo céu. Se tudo é o mesmo, por que tantas denominações?
Nessa exposição colocarei uma breve história do cristianismo e não datarei para não ser cansativo, depois exporei o contexto histórico atual e por fim a minha opinião.
Panorama Histórico
O nascimento do Judaismo
O cristianismo nasce do judaísmo. O judaísmo nasce da lei, dos livros históricos, dos profetas e dos livros de sabedoria escritos antes do cativeiro babilônico, ou seja, no período bíblico cognominado por javenismo.
O ponto inicial do judaísmo é a reforma do templo de Jerusalém por Esdras e Neemias no reinado de Ciro, filho da rainha Ester. Quando os judeus retornam do cativeiro babilônico, Esdras lê a lei em público e recebe a confirmação e aceitação do povo, um grupo de pessoas encontra um poço onde Jeremias e seus auxiliares depositaram o fogo do altar, Esdras revisa a arvore genealógica do povo de Israel e encontra os levitas que pegam o fogo sagrado e acendem o altar do sacrifício onde o fogo nunca poderia apagar, diz o livro de Macabeus que o fogo acendeu sozinho. Nesse contexto nasce o Judaismo que segue até a vinda de Jesus.
O Cristianismo
Jesus é o fundador do cristianismo que nasce com o “está consumado”, nesse momento os homens se libertam da lei e finda a separação entre judeus e os outros povos, denominados “gentios”.
Com a ressurreição e o evento de pentecostes nasce a Eclésia, forma-se em Israel um aglomerado de judeus designado cristãos e outro de judeus mosaicos. Outro aglomerado, do qual somos descendentes, é o de Apóstolo São Paulo que é considerado o Apóstolo dos Gentios e que através dele e de seus testemunhos temos uma noção do que seja o evangelho de cristo.
Esse contexto paulino é muito conflituoso tanto para judeus quanto para os gentios por causa dos imperadores romanos que não aceitavam a religião judaica e a seita cristã, neste período acontecem muitos mártires dos quais alguns estão no livro de Atos dos Apóstolos, o que colaborou para a expansão do evangelho tanto por Paulo quanto pelos outros apóstolos (é asno quem pensa que o cristianismo europeu é o único modelo de vida em boas novas) por todo o mundo.
Igreja Universal Romana
Esse mundo conturbado para os adoradores de Javé e Jesus termina com Constantino que coloca o cristianismo como religião oficial do Império Romano e que nasce a partir daí a era Medieval com o domínio total da Igreja Universal Romana. Na era Medieval temos a Alta idade média e a Baixa Idade Média, a alta é o momento áureo da idade média com sua forte expansão e a baixa com o crescimento da burguesia o renascimento das cidades e o movimento reformador.
Movimento Reformista
O próximo evento cristão é a reforma tendo milhares de seus ativistas reformadores sofrido torturas e chegado a mártires (Jon Hus, Wickliffe, entre outros) até o surgimento de Martin Lutero que prega a liberação do pensamento religioso para todas as classes sociais, não só ao clero, como pregava a Igreja Católica Medieval. Pelo descrédito prestado a Igreja Católica nessa altura da dispura entre reformadores e contra reforma, Martin Lutero não sofre torturas nem martire, mas consegue em fim gozar o objetivo de muitos, a reforma.
Pentecostalismo
Após reforma e contra reforma (movimento contra os reformadores com luta física pela Inquisição e com luta ideológica com os Jesuitas) teremos o pentecostalismo que nasce no Canadá e segue pro mundo todo sendo três vertentes pentecostais: Prosolália, Curas Milagrosas e Mobilidade Social através do Empreendedorismo.
Neo Pentecostalismo
E desembocamos no Neo Pentecostalismo e Carismáticos que são reformadores litúrgicos e doutrinários a partir dos Católicos ou dos Protestantes Pentecostais, ou seja, a era contemporânea.
Na Contemporaneidade...
Na era atual ou contemporânea, temos igrejas para todos os gostos, as tradicionais católicas e protestantes, os neo pentecostais, os carismáticos e algumas que chegam a se fundir com propostas religiosas orientais ou espíritas.
Os tradicionais, e nesse encaixo católicos, protestantes tradicionais e protestantes pentecostais, buscam segurar com ferro e fogo a base doutrinária de seus iniciantes e do contexto sócio-politico da época de seu inicio. Igrejas descoladas dos avanços científicos e tecnológicos, das evoluções das leis, desconectadas da globalização. São medíocres suas exposições sermonárias, chegam a contradizer profundamente as bases bíblicas e não praticam a essência do cristianismo ao analisarem as pessoas por simples rituais de adoração a homens, mas esquecem que o julgador é deus e o nosso advogado Jesus. São embebidos pelo vinho diabólico segregador, são egocêntricos e chegam a afirmar quem irá ou não para o céu. Nesses aglomerados é pertinente salientar que sequer lêem a bíblia mas decoram regulamentos e regimentos internos também medíocres que chegam a anexar em fabulações próprias, textos desconexos sem linha de pensamento afirmando dogmas e negando a PALAVRA. São iníquos mentirosos.
O Neo Pentecostalismo
Os neo pentecostais são vertentes ignorantes que nasceram a partir de conflitos internos das igrejas de pensamentos tradicionais, essas pessoas criaram fabulações medíocres sobre a bíblia e criaram uma sequencia de ensinamentos que são ministrados em seus cultos. Geralmente nas neo pentecostais, só o pastor ou ansião toma a palavra o que permite uma manipulação das idéias e do pensamento do ouvinte que nunca saberá por meios dialéticos se as exposições são verdadeiras ou falsas sem dizer que não lêem a bíblia e, quando lêem, deitam atenção corrida nas parábolas de Jesus, na crucificação e no apocalipse, são desconectados da evolução crista durante a história bíblica. Outro detalhe interessante é que tudo é demônio e tudo é dinheiro flui da boca dos pastores neo pentecostais, metro sexuais que chamam a atenção mais pela beleza midiática que pela sã palavra de cristo. E nesses neo pentecostais é interessante frisar que se encaixam as igrejas com doutrinas homossexuais e as mercantilistas que chegam a abrir o “Banco Universal dos Céus”(vou quebrar meu porquinho... será que consigo comprar um centésimo de ação... é muito mais o que ganharia em dez anos de trabalho)
Igrejas Orientais
Mas esses ainda são agüentáveis, mas uma usança atual é inaceitável. A bíblia sempre disse pra não união com costumes de outros povos e hoje temos uma simpatia com o orientalismo que, biblicamente, fede. Templos religiosos consultando busios, abrindo xacras, rituais de purificação com sal e outras tantas coisas mais. Não consigo entender como pode homogeneizar budismo, xintoísmo, Kardec ismo, santeria, maçonaria e todas as ondas dos pensamentos orientais ou ocidentais que não se enquadram ao evangelho pregado por Jesus, eles tem seus deuses pessoas mortos, mas os cristão verdadeiros, o deus vivo. A minha bíblia me ensina que devo adorar a deus e a ele só, a lei diz que se for cumpri-la que cumpra-a toda, que não pode sair da mesma toca dois tipos de bixo e que dois corpos não ocupam o mesmo espaço, ops, isso é da física. Não aceito que façamos um mosaico religioso, mas que sigamos uma religião em totalidade e uma devoção completa. Algumas denominações desta linha de pensamento religioso chegam e tentar provar por recortes bíblicos a reencarnação e desacreditam na ressurreição... É incabível, prova-se que sequer lera o nome do livro que professam.
Mas enfim, porque tantas Igrejas
Chegamos agora ao final de minha exposição e agora exporei a minha opinião. Começo dizendo que tudo o que não se enquadra com o cristianismo não é cristianismo; segundo, um cão que diz ser gato não é cão nem gato; igrejas que pregam cristo mas não segue o que de cristo é não é dele o nega e adora o diabo; terceiro, e é por ele que começarei a comprovar a minha tese, se eu como em uma casa e refaço o banquete em minha casa e falo que eu o inventei e apresento outras comidas que tenha comido na determinada casa como bolotas a porcos, sou mentiroso e a minha vida é guiada pelo diabo; se alguém participa de uma determinada congregação e sai falando mal e monta uma outra igreja com a mesma doutrina pergunto, de que adianta? Mudou-se o rótulo, mas o conteúdo ainda é o mesmo e piorado, isso é pirataria eclesiástica.
Para começar apanho o exemplo máximo se dizendo de cristianismo e o máximo se falando de judaísmo e de javenismo, Jesus e Moisés.
Moisés, por inspiração divina é o fundador do Javenismo tendo como deus JAH ou YAH que a partir de seus ensinamentos com base na lei divina nasce o judaísmo.
Jesus vem pra cumprir a lei e com o cumprimento ele institui um novo testamento sob outro sacrifício, o seu próprio que com Apóstolo São Paulo institui-se a Graça (dádiva imerecida). Jesus não copiou a lei ou os profetas mas cumpriu a lei e os profetas e cria, institui um novo ensinamento com boas novidades. Toda a liturgia e ensinamentos judaico e javenista são abolidos e em Jesus nasce outra liturgia e ensinamentos.
Jesus não criou um novo testamento por rixa ou discórdia com Moisés, muito pelo contrário, eles se davam tão bem que Jesus recebe uma visitinha na transfiguração, o velho testamento é mudado por fraqueza e inutilidade.
Igrejas saem umas das outras, mas não mudam nada, até os cumprimentos após o culto são os mesmos e afirmo categoricamente, quando entro em uma igreja com apenas a placa diferente percebo logo que sua fundação foi somente por fins econômicos. Se um determinado lugar não está bom, porque criaria outro igual? Afirmo, por ganância!
Afirmo também que toda a igreja que prega cristo, mas vive alguma lei do velho testamento por leis praticáveis e inquestionáveis como doutrina de cristo na verdade crucifica a cristo e cospe em suas chagas. Se mudou-se o sacerdócio, muda-se também a lei portanto não há lei no evangelho de Jesus se não “Amaras a deus e amaras ao próximo como a ti mesmo” que antes da subida aos céus é ampliado “Amaras a todos como EU vos amei”. Qualquer outra lei litúrgica, financeira ou social é mentira!
As igrejas se formam somente por egocentrismo e falta de ensinamento e discernimento de deus.
As igrejas nascem para que o pastor ou ansião se sustente sem trabalhar.
As igrejas se formam por desejos próprios de seus lideres e grupos.
Igrejas se formam porque Jesus não agüentou com o fedor na congregação e foi limpar o pulmão na praia e lá está esperando todos com um banquete não só de peixe.
Concluo que as igrejas que pregam tais coisas são diabólicas e os pastores que discorrem sobre, são Anti Cristãos e conchavo com o anti cristo:
Igrejas do dinheiro: que pregam ofertas em dinheiro estipulando valores; votos em envelopes levantados pra que todos vejam; dízimos; dízimos dos dízimos; ofertas de primícias; dinheiros que expulsam demônios e curam doenças; possuem juros exorbitantes 1 vira 100 e 100 se transforma em 100 000;
Igrejas do açougue: as que deus quer o coração, mas levam uma vida desregrada e longe das leis sociais e das doutrinas bíblicas como celibato, casamento, ajuda de pobres e a leitura da bíblia;
Igrejas dos mortos: que receberam revelações de homens mortos;
Igrejas dos videntes e futuristas: as que oferecem convites ou seus lideres dizem inúmeras vezes que deus fará algo de material mirabolante mas nunca acontece nada;
Igrejas dos empreendedores gospel: as que só não vendem a mãe pelo prazo de validade comercializam chaveiro, discos, livros, DVDs, camisetas, agenda, salgadinhos, etc. na porta da igreja e até dentro ao lado do púlpito, em alguns cultos na igreja que freqüento, já venderam até aboboras;
Igrejas dos mágicos e curandeiros: igrejas que exibem horas e horas doenças curadas ou milagres mirabolantes e se esquecem da pregação e ensino da palavra;
Igrejas da fé materializadas: água, guardanapo, manteiga, sal, foto, objetos que supostamente milagreiro;
Igreja dos levitas: elencam pessoas como levitas, (hehe) o sacerdócio levita cai com o templo em 70 dc. E levita? No Brasil?
Igrejas do óleo: para tudo, unção com óleo.
Isso tudo é balela, boato, falaça, pida, fabulação e distorção da verdadeira palavra de deus.
Algumas pessoas me dizem que há muitas igrejas porque a bíblia tem muitas interpretações, mas eu afirmo a bíblia não permite muitas interpretações, na bíblia só há uma interpretação a de que cristo veio em carne para a salvação de toda a humanidade e pregar o reino dos céus, se houver outra, afirmo categoricamente, é do DEMONIO. Porém quando se trata de profecias não cumpridas podem existir milhares de interpretações, mas nunca teria força para mudar pensamentos e posicionamentos eclesiásticos isso porque profecia não altera costumes, liturgias ou ensinamentos. A lei mosaica, os livros históricos, os livros de sabedoria e os salmos, os evangelhos e os atos dos apóstolos e as cartas universais e especificas não tem muitas interpretações coisa nenhuma, o que acontece é que pastores que nunca leram a bíblia recortam a seu favor os textos bíblicos. Existem bestas burras ignorantes que tomam Malaquias cap 3 ver 10 como lei mosaica, me dá nojo quando buscam defenderem seus salários com má compreensão e exposição dos textos bíblicos, isso prova que sequer lêem a bíblia, mas querem receber o dinheiro dos pobres e das viúvas. É MEDIOCRE!
Afirmo, essas práticas são anticristãs e quaisquer que cometam esses delitos, se não por inocência, são diabólicos. É pelo demônio que é o opositor e o diabo que é o enganador, abrem-se tantas igrejas a rodo.
“Chegará o tempo em que os verdadeiros adoradores adorem em espírito e em verdade!”
obrigada pelos esclarecimentos...
ResponderExcluirem plena concordância estou com o irmão!!!
Glória a Deus que macetes satânicos estão sendo desvendados através do entendimento da palavra de Deus,tão pouco esclarecida e ainda mascarada,de acordo com o interesse de cada um..a cada dia esse sistema me enoja mais...
ESTOU PASMO COM TANTA REVELAÇÃO, EMBORA EU TENHA UMA IDADE AVANÇADA, ESTOU HÁ MUITO TEMPO DECEPCIONADO COM A RELIGIÃO E ESPERO ME ENCONTRAR A PARTIR DE AGORA OBRIGADO
ResponderExcluir